Hipótese

Quando se busca explicação para um problema, o primeiro passo é a criação de uma hipótese, que deverá ser mais tarde comprovada pelo emprego do método científico.

Hipótese é uma suposição, uma explicação provisória. É a afirmação de uma relação, a ser verificada, entre dois fatos. Para ser considerada científica, a hipótese precisa ser apresentada de forma a permitir sua verificação empírica. A hipótese estabelece um marco entre o conhecimento acumulado e o potencial, ou em vias de formação. Representa um limite entre o conhecido e o desconhecido no campo científico e deve sugerir uma direção para a pesquisa. Sem ela, a investigação não passaria de uma sucessão de operações desordenadas.

A descoberta do planeta Netuno pode ser tomada como exemplo de formulação de uma hipótese. Depois de terem sido observadas perturbações na órbita de Urano, impôs-se a hipótese da existência de um planeta desconhecido como causa das perturbações. A comprovação da hipótese, nesse caso, se fez de forma mais dedutiva do que experimental. Pela natureza do desvio de Urano, calculou-se um lugar provável para o novo planeta. Bastou depois apontar telescópios mais potentes para o local e comprovar sua existência.

A hipótese é, portanto, uma etapa na formulação de uma lei ou teoria. A lei é a hipótese já inteiramente comprovada. A teoria pode ser considerada, algumas vezes, como uma hipótese mais complexa, que se refere a maior quantidade de fenômenos. Todo o trabalho de gênio de um cientista está na formulação de uma hipótese, de acordo com as técnicas científicas disponíveis e com um sistema teórico. O pesquisador precisa ter o cuidado de ser claro em sua conceituação e de definir bem aquilo a que se refere, de forma a orientar sua pesquisa para uma confirmação próxima ou remota.

Comprovação da Hipótese

O método científico é a sucessão de passos ou operações que vão da formulação do problema até a incorporação ao patrimônio científico do conhecimento resultante. Tanto nas ciências experimentais como nas sociais, o método científico pode caracterizar-se pelas seguintes etapas: formulação do problema (criação da hipótese); planejamento da verificação; experimentação ou comprovação da hipótese por meio de prova e contraprova; e comunicação do resultado obtido.

As questões tomadas como hipóteses para uma pesquisa científica precisam ser claras, isto é, isentas de qualquer ambigüidade. Não pode haver resposta clara para pergunta obscura.